Crescimento Económico e Emissões: “E divorciaram-se felizes para sempre” (Beatriz Pinto)

Um estudo publicado pela Agência Internacional de Energia (IEA) anunciou recentemente um crescimento da economia global sem um correspondente aumento dos níveis de emissões de gases com efeito de estufa (GEE). Em 2015, e pelo segundo ano consecutivo, as emissões de GEE mantiveram-se nos níveis de 2013, 32,1 Giga toneladas de CO2. Por outro lado, de acordo com o Fundo Monetário Internacional, a economia global cresceu 3,4% em 2014 e 3,1% em 2015. A forte redução das emissões da China e Estados Unidos, assim como um enorme contributo renovável na produção de eletricidade são apontadas como as principais razões por detrás desta estagnação.

Este feliz “divórcio” da economia e emissões marca uma importante etapa no confronto com a ameaça global das alterações climáticas, em especial no seguimento do acordo climático de Paris. O mito cai por terra. A aposta na descarbonização profunda da nossa economia e sociedade não implica comprometer no nosso estilo de vida.

Mais, o relatório Global Trends in Renewable Energy Investment 2016 da UNEP – Programa Ambiental das Nações Unidas – publicado esta semana refere que o investimento global em renováveis atingiu os €255.000 milhões em 2015. Acima de tudo, as excelentes notícias abrem as portas para um novo futuro que já se perspetiva, dominado pelas energias limpas e renováveis. O futuro agradece e nós também.

Um “Cooler World” está assim um pouco mais perto.

Untitled2

Beatriz Pinto

 

Fontes:

http://www.iea.org/newsroomandevents/pressreleases/2016/march/decoupling-of-global-emissions-and-economic-growth-confirmed.html

http://www.huffingtonpost.com/climate-nexus/conscious-decoupling-divorcing-economy-and-emissions_b_6866556.html

 http://fs-unep-centre.org/publications/global-trends-renewable-energy-investment-2016

Imagem: http://www.iea.org/newsroomandevents/pressreleases/2016/march/decoupling-of-global-emissions-and-economic-growth-confirmed.html

Imagem: http://images.huffingtonpost.com/2015-03-13-1426279031-4431408-carbonflatlineFB2.png