Implementação do artigo 6 do acordo de Paris

A Get2C, empresa portuguesa que é uma referência mundial na área de alterações climáticas, publicou recentemente este documento que alerta para os riscos existentes relativos à incorreata implementação do artigo 6 do acordo de Paris.

A utilização de um sistema contabilístico robusto para as transacções subjacentes ao Artigo 6º será fundamental como garante da integridade ambiental do Acordo de Paris. Se esse sistema não existir, poderemos estar perante uma imagem dos esforços globais para atingir o objectivo da neutralidade de carbono que não reflete a realidade.

De forma a evitarmos uma dupla contabilização das ações empreendidas pelos diferentes agentes será fundamental aplicarmos “Ajustamentos Correspondentes” que nos permitam apurar os dados reais que resultam das diferentes ações empreendidas.

Atingirmos um acordo nos termos do Artigo 6º irá certamente desbloquear montantes significativos de financiamento de carbono, mas dependerá da qualidade do resultado da negociação. Um mau resultado, caso o risco da dupla contagem não seja mitigado, pode conduzir a uma subutilização significativa do Artigo 6 e minar a viabilidade do Acordo de Paris.

 

Se estiver interessado em ter acesso a mais informação ou discutir o tema, por favor contacte:

Pedro Barata (pedro.barata@get2c.pt)

Catarina Vazão (catarina.vazao@get2c.pt)

 

#acordodeparis

#cop26