Iniciativa para relançar as novas bases do mercado voluntário de carbono

No seguimento das recomendações do grupo de trabalho da Task Force internacional, liderada pelo ex-Governador do Banco de Inglaterra, Mark Carney, e assessorado pelo Institute of International Finance e pela McKinsey, é hoje lançado um novo esquema de governação do mercado voluntário de carbono. O nosso Partner, Pedro Martins Barata, foi indigitado como Chair do Painel de Peritos que terá a importante tarefa de elaborar os critérios que permitirão aos diferentes créditos no mercado obter o selo do novo órgão. Pedro Martins Barata será também, e por essa razão, membro por inerência do novo Governance Body.

O anúncio deste novo Governance Body independente para os mercados voluntários de carbono é um marco importante na missão da Taskforce on Scaling Voluntary Carbon Markets. Este esquema de governação ajudará na redução das emissões de CO2, na preservação dos habitats naturais, na mobilização do capital tão necessário para desenvolver tecnologia sustentável e, em última análise,  na transição para a neutralidade carbónica.

O esquema de governação assumirá a liderança da missão para trazer maior qualidade e integridade aos créditos voluntários. Trabalhará rapidamente para cumprir a sua primeira prioridade de finalizar os Princípios Básicos do Carbono (CCPs), um conjunto de standards que estabelecerá uma referência global para a qualidade dos créditos de carbono. O órgão de governança irá rever com rigor o trabalho realizado até o momento pela Taskforce e envolverá especialistas em padrões de qualidade e áreas onde persistem problemas de integridade.

O Governance Body será lançado oficialmente na #COP26

Saiba mais aqui.