Melhor ideia na área da mitigação às alterações climáticas (em concurso de ideias internacional)

NOVO INSTRUMENTO PARA FINANCIAMENTO INTERNACIONAL DE PROJECTOS EM ENERGIAS RENOVÁVEIS DESENVOLVIDO PELA GET2C PREMIADO EM CONCURSO DE IDEIAS INTERNACIONAL

Na passada semana, a Get2c em parceria com a sociedade Baker&McKenzie, viu a sua proposta para um novo modelo de facilidade financeira na área do financiamento climático ser aprovada como melhor ideia na área de mitigação, entre 128 propostas apresentadas a nível global, no âmbito do Global Innovation Lab for Climate Finance (“ClimateFinanceLab”).

O novo conceito, que denominamos como “Renewable Energy Scale-up Facility”, propõe uma estrutura de financiamento através de “equity options” para fomentar o aumento da capacidade dos projectos de energias renováveis em economias emergentes e países em desenvolvimento.

Com o reconhecimento do Climate Finance Lab a uma “startup” portuguesa na área das alterações climáticas e carbono, a Get2c, em parceria com a Baker&McKenzie tem agora acesso a apoio para a estruturação e “road show” do conceito a nível internacional, começando agora a pesquisa e estruturação de um “pipeline” de projectos em energias renováveis.

“A “Renewable Energy Scale-Up Facility” quer fazer crescer pipelines de projectos em energias renováveis nos diferentes mercados emergentes, através de uma estrutura inovadora de financiamento de “equity”. O ClimateFinanceLab é o parceiro perfeito para nos permitir acelerar o desenvolvimento do conceito e testá-lo em projectos-piloto, através do acesso a uma equipa experiente, multi-disciplinar de conselheiros, para nos ajudar a desenvolver de forma mais completa a nossa visão” – Luís Costa, COO, Get2c.

“O Global Innovation Lab for Climate Finance está empolgado pelas novas ideias apresentadas e quer desenvolve-las em instrumentos financeiros activos que possam catalizar o investimento necessário para a adaptação e mitigação.” – Dr. Barbara Buchner, Executive Director, Climate Policy Initiative and Lab Secretariat

SOBRE O CLIMATE FINANCE LAB

O ClimateFinanceLab identifica, desenvolve e testa a nível global instrumentos financeiros inovadores para o apoio às necessidades globais de adaptação e mitigação às alterações climáticas. Tendo o apoio político do G-7 que o apoiou enquanto conceito ele próprio inovador, foi desenvolvido pelos governos dos estados Unidos, Reino Unido e Alemanha, em parceria com vários outros países doadores (Dinamarca, França, Japão, Holanda e Noruega) e vários parceiros privados e filantrópicos. O objectivo do ClimateFinanceLab é criar instrumentos financeiros implementáveis e que respondam a necessidades claras de investimento.

As ideias identificadas até ao momento pelo ClimateFinanceLab levaram já ao desenvolvimento de 600 milhões de euros.