Mercado de carbono (resumo semanal – 03/02/2020)

Consequências do Brexit nos mercados de carbono
Na sexta-feira passada foi consumado o Brexit, e julga-se que o preço das licenças de carbono em mercado possam ter sido afetadas por isso. Por agora, os operadores do Reino Unido estão sujeitos às obrigações decorrentes do CELE para os anos 2019 e 2020. Outro fator que está a ser associado à redução dos preços das EUAs está relacionado com um inverno ameno na europa que tem consequências na redução da atividade das centrais termoelétricas.

Lançamento do debate público sobre a Lei Climática Europeia
A Comissão Europeia lançou um debate público sobre a Lei Climática Europeia para fortalecer a sua meta para a neutralidade carbónica em 2050. O objetivo deste exercício é o de recolher feedback de partes interessadas antes de a Comissão publicar a sua proposta legislativa em março. O vice-presidente da Comissão, Frans Timmermans, referiu a propósito do tema que “temos a ciência, temos a tecnologia e conseguimos certamente encontrar o financiamento” para iniciar rapidamente as discussões públicas para Lei Climática Europeia. De acordo com a comissão europeia esta nova lei climática irá “direcionar a ação climática europeia, dar previsibilidade a investidores e assegurar a irreversibilidade da transformação verde”.

Como chegará a europa à neutralidade carbónica em 2050?
De acordo com o draft do Plano de Ação para a Economia Circular, a ser lançado em março pela Comissão Europeia, 66% da redução prevista de gases com efeito de estufa até 2050 estará relacionada com o fortalecimento da economia circular.

Primeira central de produção de eletricidade a hidrogénio em estudo na Bélgica
Um conjunto de 3 empresas belgas anunciou a construção da primeira central à escala comercial alimentada por hidrogénio verde produzido apenas pelo excedente de produção eólica. O projeto começará por uma instalação piloto de 50 MW até 2022 antes da sua ampliação em 2025. Este projeto representará uma redução das emissões de CO2 entre 500 000 e 1 milhão de toneladas. De notar que o hidrogénio pode ser convertido em eletricidade utilizando-se células de combustível ou queimado, sendo o único produto desta operação vapor de água.

 

Consulte os valores diários aqui.