Mercado de carbono (resumo semanal – 21/09/2021)

Países do Sul da Europa assinam Declaração para dar resposta comum à crise climática
No passado dia 17 de setembro realizou-se a Cimeira dos Países do Sul da Europa na Grécia, onde estiveram presentes os representantes dos governos de França, Itália, Espanha, Grécia, Chipre, Malta, Croácia, Eslovénia e Portugal. Nesta Cimeira foi aprovada a Declaração de Atenas, onde os países se comprometeram a dar uma resposta comum à crise climática, promovendo conjuntamente a proteção da biodiversidade, a gestão das florestas e dos ecossistemas marinhos, a prevenção dos desastres ecológicos e a organização da proteção civil.

SBTi Net Zero Standard – rumo à neutralidade carbónica empresarial
Foi ontem lançada uma segunda ronda de consultas do Science-Based Targets sobre o Net Zero Standard, do qual o nosso Partner Pedro Martins Barata é membro do Expert Advisory Group. Esta será uma peça importante na arquitetura do sistema empresarial para a neutralidade carbónica.

Iniciativa para relançar as novas bases do mercado voluntário de carbono
No seguimento das recomendações do Grupo de Trabalho liderado pelo ex-Governador do Banco de Inglaterra, Mark Carney, e assessorado pelo Institute of International Finance e pela McKinsey, é hoje lançado um novo esquema de governação do mercado voluntário de carbono.  O  Partner da Get2C, Pedro Martins Barata, foi indigitado como Chair do Painel de Peritos, que terá a importante tarefa de elaborar os critérios que permitirão aos diferentes créditos no mercado voluntário obter o selo do novo órgão.

ONU faz novo apelo aos Países para aumentarem os seus esforços climáticos
No passado dia 17 de setembro a UNFCCC publicou um ponto de situação dos planos de ação nacionais sobre o clima (NDCs), tendo alertado que os compromissos presentes nestes planos significam um aumento de 16% das emissões em 2030, face a 2010, quando deveriam baixar 40% para cumprir o objetivo de 1,5°C. Até ao passado dia 30 de julho, apenas 113 países, que representam menos de metade das emissões mundiais, fizeram a revisão das suas metas.

______________________________________________________________________________________________________

 

Consulte os valores diários aqui.