Mercado de carbono (resumo semanal – 16/03/2020)

Consequências da Covid-19 nos mercados
A bolsa nacional fechou com uma queda de 4,36%, tendência registada um pouco por todo o mundo. À semelhança da semana passada, também o preço do brent continua em mínimos históricos, e hoje atingiu valores inferiores a 30 dólares. Também o mercado de licenças de emissão de COestá a sentir os efeitos do novo Coronavírus. Com o abrandamento que se sente no setor industrial, o preço das licenças de emissão caiu para mínimos de Fevereiro de 2019, tendo fechado esta segunda-feira a 19,41 €/t.

Nova Estratégia Industrial para a Europa
Foi apresentada na semana passada a nova estratégia de apoio à indústria europeia para a transição para a neutralidade carbónica e liderança digital até 2050. A estratégia visa impulsionar a competitividade da Europa estando incluídas no pacote medidas destinadas a modernizar e descarbonizar as indústrias com utilização intensiva de energia, apoiar as indústrias de mobilidade sustentável e inteligente, promover a eficiência energética e garantir um abastecimento de energia de baixo carbono a preços competitivos, entre outras.

Incluída na nova estratégia industrial para a Europa está também a criação da Aliança para o Hidrogénio Verde que deverá ser lançada durante o próximo verão. Esta aliança tem como objetivo potenciar o hidrogénio como um combustível que irá ajudar na transição da Europa para a neutralidade carbónica promovendo a utilização de combustíveis endógenos e mais limpos.

Plano de Ação para a Economia Circular
A semana passada a Comissão Europeia adotou o Plano de Ação para a Economia Circular, com medidas aplicáveis ao longo do ciclo de vida dos produtos. Esta é mais uma peça para preparar a Europa para a neutralidade carbónica até 2050. Este plano antecipa que os produtos sustentáveis passem a ser norma da UE, que os consumidores sejam informados de modo a poderem fazer uma escolha consciente, e prevê ainda atuar em setores onde o potencial para circularidade é grande (eletrónica, baterias e veículos, embalagens, plásticos, têxteis, construção e edifícios), entre outros.

Consulte os valores diários aqui.