Mercado de carbono (resumo semanal – 17/02/2020)

Taxa sobre produtos petrolíferos duplica em 2020
A taxa de carbono que incide sobre os combustíveis fósseis a aplicar em Portugal em 2020 irá duplicar segundo decisão do Governo. Esta taxa é atualizada anualmente conforme o preço histórico das EUAs em mercado. A taxa sobre os produtos petrolíferos surgiu em 2014 no seguimento da reforma da fiscalidade verde, tendo como objetivo a promoção de uma transição para uma economia de baixo carbono.

CE pretende incluir  transporte marítimo no CELE
A Comissão Europeia pretende que a indústria do transporte marítimo seja incluída no CELE. A medida faz parte do European Green Deal, e a Comissão estará neste momento a preparar uma proposta para ser conhecida em 2021. O transporte marítimo internacional é responsável por cerca de 3% das emissões globais de gases com efeito de estufa.

Estudo das consequências da queima de combustíveis fósseis
Uma nota para os resultados de um estudo do Greenpeace Southeast Asia e do Center for Research on Energy and Clean Air, que estima que a queima de combustíveis fosseis é responsável por cerca de 4,5 milhões de mortes prematuras no mundo por ano. O estudo aponta também que os custos estimados da poluição atmosférica são cerca de 8 mil milhões de dólares por dia, representando cerca de 3,3% do produto interno bruto mundial.

Janeiro mais quente desde que há registos
Uma nota final para as temperaturas registadas em janeiro de 2020, o janeiro mais quente desde 1880, ultrapassando a temperatura record que se tinha registado em janeiro de 2016. As temperaturas da superfície da terra e do mar registadas em janeiro de 2020 ultrapassaram o valor médio registado no século XX em cerca de 2,05 ºC.

Consulte os valores diários aqui.