O dia em que o Leonardo DiCaprio se estatelou contra um icebergue

Para o caso, não interessam muito os contornos da história do Titanic. Basta saber que embateu num icebergue e que a bordo estava o Leonardo DiCaprio. Pelo menos é o que o filme do James Cameron, de 1997, nos mostra. A questão que se coloca é se terá sido esse o trigger para que Leonardo DiCaprio iniciasse um verdadeiro serviço à humanidade. Na altura contava 22 anos. Um miúdo. Mas foi praticamente com essa idade, em 1998, que criou a Leonardo DiCaprio Foundation que tem como missão contribuir para uma relação harmoniosa de longo prazo entre o homem e o mundo natural, através de parcerias colaborativas e apoiando projetos inovadores que protejam a vida selvagem e que restaurem o equilíbrio de ecossistemas e de comunidades ameaçadas. A Fundação trabalha em áreas chave como as alterações climáticas, a conservação dos oceanos e a proteção da biodiversidade.

Leonardo DiCaprio foi nomeado em 2014 Mensageiro da Paz das Nações Unidas para as alterações climáticas e tem sido figura de destaque a espalhar a mensagem a líderes mundiais, empresas e sociedade civil sobre a importância de uma ação climática conjunta. Em 2015, doou 14 milhões de euros a organizações que pretendem salvar o planeta. Em janeiro de 2016, no Fórum Económico em Davos, na Suiça o ator recebeu um prémio Crystal e foi reconhecido como um dos heróis do clima.

The challenge before us requires each and every one of us to take action. We owe this to ourselves, but more importantly to the future generations who are counting on us.”

Leonardo DiCaprio

A história do ator é um dos melhores exemplos de comunicação quando falamos de sustentabilidade. São inúmeras as iniciativas, os reconhecimentos, as angariações de fundos, os projetos, as ajudas, as doações, as palestras, os documentários em que Leonardo DiCaprio está envolvido.

E, numa altura em que todos precisamos de mensagens positivas e de sinais de esperança, a comunicação é uma ferramenta crucial para dar voz à sustentabilidade. E qual a melhor forma de comunicar senão com excelentes comunicadores? Veja-se o caso do Al Gore, de Dave Matthews Band, de Javier Bardem, de Julia Roberts, de Harrison Ford, e tantos outros atores e atrizes, cantores e cantoras e muitas figuras públicas que aproveitam o estatuto de estrelas e, muitas vezes, a sua capacidade financeira, para dar voz a causas e participar de soluções. Exemplos de pessoas que utilizam a sustentabilidade aliada à comunicação, como fonte de inspiração, motor da mudança e participam na construção de uma nova visão e de um novo caminho. Pessoas que fazem a diferença.

A Fundação Leonardo DiCaprio deu mais um passo, em 2019, no combate às alterações climáticas ao fundar a Earth Alliance, uma organização que procura a adoção de soluções ambientais à escala global, nomeadamente apoiando as energias renováveis, garantindo a justiça climática e protegendo os ecossistemas e a vida selvagem.

#climatechange #sustainability #communication

Leonardo diCaprio Foundation

Earth Alliance

The 11th hour

Before the flood

 

Maria João Ramos (consultora)

 

Foto: https://pintugrate.wordpress.com/