De acordo com a auditoria realizada pelo Tribunal de Contas Europeu (TCE), a UE poderá não cumprir as metas de energia e clima para 2030.
Segundo o relatório divulgado no dia 26 de junho pelo Tribunal de Contas Europeu (TCE), existem poucas evidências de que as metas ambiciosas da UE se traduzirão em ações suficientes. Além disso, não há indicações de que haverá financiamento adequado disponível para alcançar as metas de 2030. O relatório do TCE também aponta que os Planos Nacionais de Energia e Clima (PNEC), atualmente em revisão até 30 de junho, não contêm informações sobre as necessidades de investimento e fontes de financiamento para avaliar se são uma base sólida para alcançar as metas de 2030.
A Comissão Europeia estabeleceu a meta de destinar 30% do seu orçamento à ação climática para o período de 2021-2027, o que totaliza cerca de 87 mil milhões de euros por ano. No entanto, esse montante é 10% inferior ao investimento total estimado como necessário, o que significa que o restante investimento terá que ser proveniente de fundos nacionais e privados.