Num contexto de grande instabilidade no mercado do gás natural, que tem levado a um aumento acentuado dos preços da eletricidade, a União Europeia prepara-se para discutir reformas estruturais para o mercado da eletricidade.
Segundo a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que falou num fórum na Eslovénia, a instabilidade atual dos preços da eletricidade na União Europeia expõe as limitações de um mercado da eletricidade que foi pensado para outras circunstâncias. Ursula von der Leyen disse ainda que a solução deverá passar pela dissociação dos preços do gás natural e da eletricidade.
Já a República Checa, que tem atualmente a presidência do conselho da União Europeia, defende como medida reguladora o estabelecimento de um limite superior para o preço do gás natural utilizado para a produção de eletricidade. Enquanto se aguarda o plano detalhado da reforma do mercado da CE, alguns países, como a Bélgica e a Itália, têm insistido para que, entretanto, seja fixado um cap temporário.
Os 27 ministros da energia vão reunir-se dia 9 de setembro.
Fonte:Jornal SOL
Saiba mais aqui.
#energia
#eletricidade
#descarbonização
2 de setembro de 2022