O Acordo de Paris estabeleceu a ponte entre as atuais politicas climáticas e a neutralidade carbónica até ao final do século. Em 2016, na COP22 da Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (CQNUAC), em Marraquexe, Portugal comprometeu-se a ser neutro em carbono até 2050. A neutralidade carbónica refere-se ao equilíbrio entre as emissões de origem antropogénica e as remoções por sumidouros de gases com efeito de estufa (GEE). Atingir emissões zero em carbono representa uma oportunidade assim como um enorme desafio, uma vez que uma transição bem-sucedida obriga a um envolvimento entre políticas, tecnologia e capital, assim como a um envolvimento efetivo do setor público e do setor privado. O objetivo deste projeto de 18 meses é o de apoiar a transição portuguesa para a neutralidade carbónica até 2050 através dos seguintes trabalhos:
– Avaliar os impactos macroeconómicos e o desenvolvimento de cenários para a economia portuguesa em 2050 de forma a estabelecer as políticas mais adequadas para alcançar o objetivo da neutralidade carbónica;
– Fornecer uma análise prática, independente e objetiva de cenários “alternativos, tecnicamente e economicamente viáveis e socialmente aceitáveis”, através da modelação da evolução em quatro setores-chave (energia, transporte, resíduos, LULUCF e agricultura);
– Avaliar o papel e o impacto da transição para uma economia circular na descarbonização da economia portuguesa;
– Definir as implicações tanto para o setor público como para o setor privado na obtenção do compromisso nacional de neutralidade carbónica.
Adicionalmente, o projeto prevê desde o início um amplo e ativo envolvimento e a mobilização de todos os stakeholders. A abordagem para o envolvimento dos stakeholders incidirá na avaliação de opções políticas e trajetórias para a economia nacional, tendo em conta as perspetivas dos stakeholders e analisando de forma conjunta as implicações e oportunidades que derivam da neutralidade em carbono. O projeto “Roteiro para a neutralidade carbónica em 2050” é uma iniciativa do Fundo Ambiental Português e está a ser desenvolvido por um consórcio liderado pela Get2C.
Saiba mais em: www.descarbonizar2050.pt