Mapa de Intensidade de Carbono por km2
- 0 - 100 tCO₂e/km² - Residual
- 100 - 200 tCO₂e/km² - Muito Baixa
- 200 - 450 tCO₂e/km² - Baixa
- 450 - 900 tCO₂e/km² - Média
- 900 - 1250 tCO₂e/km² - Elevada
- > 1250 tCO₂e/km² - Muito Elevada
Observações
A metodologia de cálculo das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) para os setores de Energia e Transportes nos municípios baseia-se na utilização de dados de consumo de combustíveis e eletricidade no ano de 2022, disponibilizados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) no seu sítio web oficial. Esta abordagem segue ainda as diretrizes estabelecidas pelo protocolo global para inventários de emissões de gases com efeito de estufa à escala da comunidade (GPC), garantindo uma quantificação precisa e consistente das emissões municipais.
O processo de cálculo envolve a alocação dos consumos energéticos a diferentes setores de atividade económica, após a qual os dados de consumo são multiplicados pelos fatores de emissão correspondentes, obtidos a partir do inventário nacional de emissões por fontes e remoção por sumidouros de poluentes atmosféricos (INERPA). A utilização de fatores de emissão provenientes do INERPA assegura a coerência com as metodologias nacionais de contabilização de GEE e reflete as especificidades do contexto português. Os dados relativos à área de cada município têm como fonte as informações providenciadas pelo instituto nacional de estatística para o ano de 2022.
A informação detalhada do inventário de emissões de GEE para os setores de Energia e Transportes de cada município pode ser consultada pelos representantes municipais em compromissosmunicipais.pt mediante o registo do município na plataforma disponibilizada para o efeito. Este projeto foi desenvolvido com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
CONSULTE O ESTUDO COMPLETO AQUI
EXPRESSO | Maioria dos municípios não cumpre a Lei do Clima
Mais de metade dos municípios portugueses ainda não tem um Plano Municipal de Ação Climática, informa a consultora Get2C (…)
PÚBLICO | Mais de metade dos municípios portugueses não tem Plano Municipal de Acção Climática
Empresa analisou quais os municípios que têm um plano que inclua estratégias de adaptação e mitigação face às alterações climáticas (…)
CNN | Maioria dos municípios não tem plano climático. Falta mês e meio para o prazo limite
Planos Municipais de Ação Climática têm de ser entregues até fevereiro de 2024, de acordo com a Lei de Bases do Clima.
SAPO GREEN SAVERS | Mais de metade dos municípios portugueses ainda não tem um Plano Municipal de Ação Climática
A menos de 1 mês da data-limite estabelecida na Lei de Bases do Clima para a submissão dos Planos Municipais de Ação Climática (PMAC) (…)
SMART CITIES | Só 11 Municípios criaram Roteiro Para a Neutralidade Carbónica e mais de metade não tem Plano Climático
Até fevereiro, todos os municípios portugueses devem aprovar e submeter um Plano Municipal de Ação Climática (PMAC), mas (…)
AMBIENTE MAGAZINE | Mais de metade dos municípios ainda não tem um Plano Municipal de Ação Climática
Apenas 124 dos 308 municípios portugueses contam com um plano finalizado ou em fase de desenvolvimento.